Facebook Life Defender
Com a obra "Facebook Life Defender" procurei dar resposta ao tema da Bienal de Cerveira apropriando-me visualmente da linguagem informática e do layout de uma das plataformas de comunicação mais conhecida - o Facebook-, numa tentativa de expressar a forma como nos relacionamos com as redes sociais.
Partindo de uma postura crítica, decidi que teria que desenvolver esta ideia a partir da minha própria página. Assim, tendo como base de trabalho o meu universo facebookiano sobrepus mensagens de erro, alertas de vírus e vários elementos que pudessem auxiliar a incorporar esta reflexão.
Não se trata de negar a tecnologia, nem de promover um discurso alheado dos nossos tempos, mas sim de sublimar a efemeridade da vida e alertar para a necessidade constante em balancear os nossos interesses para não derraparmos num mundo excessivamente informado, desligado das relações genuínas e do conhecimento significativo
Em termos formais, quis que a peça se afirmasse pictoricamente e se revestisse de uma presença forte. Daí a integração dos tecidos, o interesse pelas texturas, o poder expressivo dos remendos e costuras dos fragmentos de roupa e, não menos importante, o desenho consolidado pelas linhas literalmente cosidas sobre a tela.
Prémio Aquisição da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Tecidos, linhas cosidas e tinta acrílica sobre tela 80x120 cm 2015 Prémio Aquisição da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira