Homo Umbilicus

 

 

"(...) o umbigo: um nó de pele na superfície do corpo, a marca da reprodução natural. Não é só  um sinal, uma marca de separação bem como de conexão, uma cicatriz que é a primeira marca da cultura sobre o corpo. E a cicatriz é produzida por uma ferramenta, uma ferramenta de corte que, nos dias de hoje, dificilmente seria reconhecida como pertencente à categoria de tecnologia. A conjunctura peculiar e ambivalente entre sexo e tecnologia, o umbigo abre, literalmente e figurativamente, para questões de diferença. " 

"(...)the navel: a knot of skin on the body's surface, it is a sign of natural reproduction. But is nonetheless a sign, a mark of separation as well as conection, a scar forming the first mark of culture on the body. And the scar is produced by a tool, a cutting tool that, these days, would hardly be recognised as belonging in the category of technology. A peculiar and ambivalent juncture between sex and technology, the navel opens, literally and figurally, on to questions of difference."

 

Fred Botting in

"Sex, machines and navels"

 

 

Homo Umbilicus I
Homo Umbilicus I
Homo Umbilicus II
Homo Umbilicus II
Homo Umbilicus III
Homo Umbilicus III
Homo Umbilicus IV
Homo Umbilicus IV
Homo Umbilicus V
Homo Umbilicus V
Homo Umbilicus VI
Homo Umbilicus VI
Homo Umbilicus VII
Homo Umbilicus VII
Homo Umbilicus VIII
Homo Umbilicus VIII
Homo Umbilicus IX
Homo Umbilicus IX
Homo Umbilicus X
Homo Umbilicus X
Homo Umbilicus XI
Homo Umbilicus XI
Homo Umbilicus XII
Homo Umbilicus XII
Homo Umbilicus XIII
Homo Umbilicus XIII
Homo Umbilicus XIV
Homo Umbilicus XIV
Homo Umbilicus
Homo Umbilicus

Tecidos, linhas, acrílico e resina de poliéster sobre tela Fabric, thread, acrylic nad poliester resin on canvas 100x120 cm 2007

ALEXANDRA DE PINHO - TEXTIL ARTIST